top of page
Foto do escritorTáris Maria

Utilização de silicone nos cosméticos e qual a alternativa de substituição.

Passada a crise com a base rica em silicone, vamos conhecer esse item mais de perto?


Pois bem, o silicone é um dos ingredientes mais utilizados em formulações cosméticas. Seu processo de síntese é uma combinação de dióxido de silício (SiO2), carbono, hidrogênio e oxigênio (Decamethylcyclopentasiloxane). Mas o que seria esse tal de dióxido de silício? Basicamente, é uma substância extraída da areia ou outros materiais que formam a sílica.


São inertes, inodoro, incolor, atóxicos, insolúvel em água mas solúvel no vapor d'água, o que permite a respiração da pele e possibilita que o cosmético com silicone não seja removido da pele pelo suor (importante!). E ainda: não comedogênico e hipoalergênico.. então.. já dá pra entender porque é tão utilizado nas formulações de cosméticos, não é? (principalmente naqueles que são “oil-free". Ah e outra: muito estáveis! Aguentam altas variações de temperatura e por isso é tão fácil e cômodo formular com eles.


Vamos ver então as aplicações na prática, presta atenção:


Nos batons, ajudam na fixação com um toque agradável.. silicone é o ingrediente principal quando se fala de TEXTURAS: o toque suave nos cremes e maquiagens? sem sensação pegajosa? TEM SILICONE. O brilho, maciez, suavidade dos shampoos? Silicone! Nesse caso, atuam oferecendo um filme oclusivo não gorduroso, funcionando como emoliente. Quer nomes? Dimenticona, meticona e ciclometicona! Com essas propriedades de emoliência, tensoativos e oil free, são utilizados nas formulações de cremes hidratantes, condicionadores, emolientes, produtos antifrizz e por aí vai..


Por outro lado, por essa insolubilidade em água, podem depositar e acumular resíduos no fio ou na pele, fazendo que a retirada não seja instantânea e ainda impede que outras substâncias ativas consigam penetrar. Mas essa parte é "fácil" de contornar, “basta” usar ainda mais agentes químicos fortes em xampus e sabonetes para conseguir retirar os silicones. Os famosos xampus anti-resíduo ou limpeza profunda. Porém, essa super limpeza não faz bem pra ninguém. Nem para os cabelos, nem para a pele e muito menos para o meio ambiente. Já a quantidade de silicone que vai parar no solo e água após lavagem dos cabelos, por exemplo, e que leva muito tempo para ser biodegradado, já não é tão “fácil” assim de contornar. Com silicones sendo encontrado no sangue de tartarugas, focas e Aves marinhas, e em peixes de água doce que vivem em rios próximos a fábricas de silicone.


Além disso, no caso de peles sensíveis, a sensação superficial na pele pode ser inversamente oposta à condição real da pele.


Mas já tem crescido a procura por formulações livres de silicones, tá bem? Assim como livre de parabenos (lembra? relacionamento tóxico!) e de sulfatos. Essa onda tá sendo surfada principalmente pelos consumidores de produtos orgânicos e com ingredientes naturais que buscam uma utilização mais limpa dos cosméticos tanto no que se refere ao cuidado do seu corpo como também do meio ambiente.


Sim, mas são incompatíveis com formulações naturais. E ai?! Como substituímos um ingrediente tão incrível nas nossas formulações? que promete (e diga-se de passagem, entrega) tantas propriedades boas?


Bom, você já conhece as meninas da puba?


Brincadeiras à parte, produtos naturais são uma alternativa e listamos cinco substitutos de silicone em formulações cosméticas:

  1. Extrato de mamona por exemplo mimetiza muito bem a ação da ciclometicona confere sensorial aveludado.

  2. Óleo de babaçu e manteiga de Ucuúba também são opções para atividade emoliente e efeito selante (Formador de filme).

  3. Extrato de Bambu, contém até 70% de sílica na composição, melhora a elasticidade da pele e nos cabelos adiciona brilho, deslizamento e toque sedoso, sendo facilmente removido.

  4. Extratos fermentados de Saccharomyces ou Lactobacillus além de serem antioxidantes, aumentam hidratação e umectação na pele e cabelo promovendo maciez e brilho.

  5. Tapioca Starch (Amido de Tapioca) - Toque seco e Aveludado. O amido em si da um toque macio e é capaz de absorver óleos sem deixar película.



Referências


Lautenschläger, H. (2010). Silicon - the global player in cosmetics. Kosmetische Praxis, (6), 12-15


Montiel MC, Máximo F, Serrano-Arnaldos M, Ortega-Requena S, Murcia MD, Bastida J. (2019). Biocatalytic solutions to cyclomethicones problem in cosmetics. Eng Life Sci.Apr 1;19(5):370-388. doi: 10.1002/elsc.201800194. PMID: 32625016; PMCID: PMC6999272.






52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page